Se está pensando em abrir uma empresa, leia isto primeiro.
Na atualidade é bem comum ouvir que a melhor forma de gerar riqueza é empreendendo, tanto é que o número de empresas ou de negócios de diferentes portes tende a crescer.
Contudo, algumas empresas embora tenham um bom produto, não duram no mercado (na verdade, estão fadadas a não darem certo) porque simplesmente ignoraram um pormenor, o nome.
O nome é um dos aspectos mais importantes para o sucesso de um negócio, pois através dele, o empreendimento torna-se único e pode ser identificado pelos consumidores.
Agora que já sabe da importância do nome para o sucesso de um negócio, preparamos para ti o passo a passo para a escolha de de um bom nome para a sua empresa.
5 Passos para criar um bom nome empresarial
Muitos empresários têm muitas dificuldades para escolherem o nome ideal para os seus negócios (empresa). Confira abaixo os 5 passos para a escolha de um nome de sucesso:
1. Identificar o ramo do seu produto ou serviço
É importante que o nome esteja ligado ao ramo em que pretende trabalhar. Contudo, é necessário entender qual é o comportamento dos consumidores desse mercado. Por exemplo, se for um ginásio a identidade (nome) pode estar virada à força e saúde, no sentido que é geralmente considerado nesse mercado. No ramo financeiro (consultoria financeira), o nome pode estar virado à finanças, economia e negócios, ou seja, termos voltados ao campo de atuação da empresa e termos usados nesse mercado pela tua persona.
2. Reunir uma equipe
Criar um nome sozinho pode ser muito difícil, o melhor é reunir uma equipe. Esta deve ser criativa, ligada ao marketing ou que entenda.
Após isso, deve-se evitar expressões tipo "está errado", "não está certo"; lembre-se, todos devem sentir-se à vontade para que a criatividade flua e o mais importante ainda, não é achar nomes completos. Para isso, deve-se fazer o registo das ideias, que posteriormente serão analizadas e/ou juntadas para a formação de um nome.
Depois disso, o passo a seguir é escolher o melhor nome, isto é, que melhor identifica a empresa.
3. Dê preferência aos nomes com letras no início do alfabeto
Sim, é isso mesmo que você entendeu, escolha nomes que se iniciam com as primeiras letras do alfabeto.
Claro, isso não é regra, é apenas uma estratégia de marketing que pode ajudar na visibilidade de sua empresa.
Tente lembrar de um catálogo de telefones organizado em ordem alfabética. Se o seu concorrente tiver um nome iniciado com a letra "A" por exemplo, será encontrado mais rapidamente pelo cliente em relação ao seu.
Alem disso, nomes que iniciam com as letras X, Y e Z, podem apresentar escrita e pronúncia um pouco difícil de achar, por isso devem ser evitados.
4. Fique atento à pronúncia do nome escolhido
Um nome mais do que ser atrativo, deve ser fácil pronunciar.
Optar por nomes que dificultam a formação da identidade da empresa no mercado, além de gerar desconforto no consumidor (que não sabe se está a pronunciar corretamente), pode exercer uma influência negativa. Por isso, nomes confusos ou que podem emitir sons estranhos em outras línguas devem ser evitados.
Outro aspecto importante, evite nomes em que a escrita e a pronúncia não se harmonizam. Imagine um consumidor tentando pesquisar o endereço ou telefone da sua marca, mas não consegue escrever correctamente no campo de pesquisa, isso pode ser bastante prejudicial para a empresa.
5. Verifique a disponibilidade do nome escolhido para a empresa
Depois de todo esse processo criativo e da escolha definitiva do nome do seu negócio, é importante tomar algumas precauções para que seu nome não corra o risco de já pertencer a outra empresa ou se possui um domínio na internet.
Se tudo estiver correto, faça em seguida o registro do nome o mais rápido possível. Para evitar plágios e cópias de sua marca.
Agora que já sabe como criar e escolher um nome para a sua empresa chegamos ao fim do nosso artigo.
Conte-nos como foi o seu processo de criação no nome empresarial pelo e-mail: contacto@mozeconomia.co.mz